Referência do Livro Os Guardiões da Santa no Blog Conservação de Fotografia - Cássia Xavier

É com extrema felicidade e honra que venho hoje reproduzir uma referência feita pela expert em fotografia Cássia Xavier sobre o meu livro “Os Guardiões da Santa” em seu blog Conservação de Fotografia (www.conservacaodefotografia.com.br ) que recordou no dia 12 de outubro, dia da Padroeira do Brasil, uma pequena parte da saga dos nossos Retratistas Lambe-lambe. Houve também por parte da amiga Cássia uma bela homenagem ao meu pai, o Retratista Joaquim Dias, o qual, mesmo depois de 15 anos, nos traz uma imensa saudade pela lacuna deixada com sua morte em 1999.
Segue na íntegra a postagem da Cássia Xavier:

Dia 12 de outubro - Dia de Nossa Senhora Aparecida

"Os Guardiões da Santa”
Histórias dos Retratistas Lambe-lambe de Aparecida

Esse é o titulo do livro que relata histórias curiosas sobre "Os Guardiões da Santa", como eram chamados os fotógrafos Lambe-lambe da cidade de Aparecida. O livro relata histórias contadas por eles mesmos, que são muitas vezes engraçadas, como a que leva o titulo de "Dialeto", pois estes fotógrafos criavam seu próprio modo de se comunicar. Mas a grande maioria, na minha opinião, são emocionantes. Em 8 anos de pesquisa sobre fotografia Lambe-lambe sem dúvida foi a forma mais próxima que encontrei de voltar ao passado no auge do ofício. Através das palavras vamos imaginando como era o dia a dia destes retratistas.  



A cada retrato que se fazia de um romeiro, uma história surge em volta da imagem. 
O agradecimento do pedido alcançado, a paga da promessa era muitas vezes atribuída ao Guardião da Santa, a concorrência,  as brincadeiras, as chapas reveladas, a caixa mágica, a amizade... Assim o escritor e jornalista Lúcio Mauro Dias, que é da cidade de Aparecida, enaltece e fortifica a história da fotografia Lambe-lambe. Ele que não só conhece os fotógrafos Lambe - lambes da cidade, como teve em família um dos mais importantes desse grupo. Seu pai, O Sr. Joaquim Dias, que começou lavando
chapas para os fotógrafos, trabalhou com a câmera laboratório, foi pioneiro utilizando técnicas alternativas para colorir imagens e teve seu próprio estabelecimento de fotos. 




É bem provável que ai na sua casa, dentro da caixa de sapato, exista uma fotografia Lambe-lambe, se não sua, de alguém da família, um vizinho,  já que era comum comprar mais de uma copia para dar de recordação aos amigos.

Acesse: www.conservacaodefotografia.com.br





Postagens mais visitadas deste blog

O chifre

Os 90 anos do Cemitério Santa Rita em Aparecida

Americanização