Corpo, mente e alma.


Depois que a década de 70 foi considerada o auge da revolução sexual, amparada pela liberdade “hippie”, e a década de 80 ter sido o início de um novo comportamento sexual com a aparição do termo AIDS, os anos 90 foi marcado pela busca de uma vida zen, em equilíbrio com o stress do dia a dia.
Junto, a preservação do meio ambiente se tornou uma perocupação diária e no mundo todo surgiram muitas ONGs onde foram criadas campanhas em prol da natureza.
Em 1992 aconteceu no Rio de janeiro a ECO92, que deu maior visibilidade ao problema em âmbito nacional. Depois disso, ocorreu uma espiritualização do homem que percebeu sua presença no mundo como uma ameaça e tomou consciência de seu corpo material e existencial. Em busca de uma vida mais tranquila, o ser humano foi descobrindo formas de acalmar a mente, que proporcionaram mais harmonia ao seu cotidiano e, por consequência, um pouco mais de responsabilidade e equilíbrio com o ambiente onde vive.
Hoje por exemplo há uma verdadeira “febre” em relação a”malhar” o corpo. Depois, oumesmo antes de um dia turbulento, mais e mais pessoas recorrem às academias e longas caminhadas para se livrar do chamado stress. O exercício físico libera toxinas que geram uma sensação de prazer e dá mais energia pra começar o dia.
Há quem goste de praticar exercícios como o Yoga. Prática milenar que stimula a mente eo corpo de uma forma mais branda.. o Yoga não é considerada atividade física, mas uma filosofia de vida que propõe o auto conhecimento, que para encontrar o equilíbrio, é preciso também exercitar o corpo.
Para quem gosta de liberar ainda mais adrenalina, os esportes radicaissão tipos de exercícios muito difundidos nos dias de hoje e para alguns são a única maneira de realmente deixar a mente livre. Que digam os saltos de pára quedas, asa delta e escaladas de montanhas.
Existem ainda práticas terapêuticas como a Aromaterapia, que usa óleos essenciais, banhos e aromatização de ambientes que servem como tratamento auxiliar de problemas físicos e psicológicos, com o intuito de promover o bem estar.
Adança é vista também como uma terapia corporal que faz bem à mente. Já uma boa noite de sono faz com que acordemos bem dispostos e que as energias gastas durante o dia sejam devidamente repostas. Dormir bem e bastante, ao contrário de ser um desperdício de tempo, prolonga a vida.
No mercado hoje existem muitos tipos de massagens, sendo que algumas são milenares. Mas as relaxantes são as mais indicadas para quem quer acalmar a mente. As técnicas variam de acordo com cada profissional, mas os resultados são sempre compensadores.
As artes também são consideradas uma forma de terapia. Desenhar, pintar, tocar algum instrumento musical, mexer com argila e fazer escultura são expressões que estimulam o lado prático, intuitivo e criativo, além de ajudar a auto estima, enfrentar bloqueios emocionais e ainda promover o auto conhecimento. Ter a arte como ferramenta é iniciar uma busca pelo equilíbrio.
Particularmente, nuca fui de praticar exercícios físicos. Escrever é minha forma de me encontrar em harmonia comigo e com meu espaço de convivência. Ler e escrever são exercícios primordiais para aguçar o lado psicológico e intectual do indivíduo. Combinar expressões, criar rimas, imaginar histórias e procurar o significado de novas palavras reciclam idéias e estimula a inteligência, influenciando atitudes. Escrever como coração transmite verdade, além de promover o equilíbrio entre o corpo e a mente. E mesmo que palavras possam persuadir ou dissimular, a escrita pode fazer transparecer sempre a sinceridade da alma.
De tanto minha namorada Bernadete insistir, acabei a acompanhando numa caminhada até Guará pela Avenida Padroeira do Brasil. Ao passar em frente a um bar, vi um conhecido meu bem tranquilo tomando uma cerveja com um cigarro entre os dedos.
Ele me olhou e disse com ar de ironia: “Deixa de ser bobo rapaz, caminhar pra quê?”...
Deu vontade de parar, mas eu nada respondi. Nada do que pudesse falar não adiantaria. Apenas olhei pro camarada fazendo um sinal de positivo e pensei:
-Pela cronologia natural da vida, a tendência é ele “ir” antes de mim. Eu posso até morrer antes. Mas se eu for pro céu, com certeza vou chegar mais bem conservado que ele...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O chifre

Os 90 anos do Cemitério Santa Rita em Aparecida

Americanização